06/12/2019

Influenciadores digitais a nova onda do momento.


A onda do momento são os influencers ou influenciador digital, você já deve ter ouvido falar nessas expressões, se não você entender mais sobre o fenômenos da atualidade nesta matéria.

O mundo, o marketing, a comunicação etc, mudando e com isso vem as tecnologias que deixaram você ainda mais conectado, em evidencia e até correndo riscos. Com os influenciadores digitais não poderia ser diferente, o relacionamento se da através das redes sociais, eles tentam exercer sobre os usuários comuns uma influencia que leva esses usuários a comprar, a comer, acessar, visitar algo e afins. 

Os influencers são personalidades públicas ou comuns que com o crescimento da expressão passaram a ser notórios, alguns acham-se autoridades e aptos a explicar sobre tal assunto como tivessem títulos. A ação desses influenciadores passou a ter como objetivo potencializar  a quantidade de consumidores de um produto, serviço ou marca.

Começou com o intuito de divertir, repassar conhecimentos, divulgar hábitos pessoais em ´´tempo real´´ começaram a aproximar seguidores que se baseiam em gostos parecidos ou interesses semelhantes, e evoluiu até se transformar em um serviço de publicidade ou mesmo uma forma de ´´jaba´´ (troca de divulgação por produtos).


Algumas das empresas acertam e outras erram em escolher esses influenciadores, mas como fazer a avaliação? não basta apenas o número de seguidores, a resposta para ser resolvida já está na expressão americana (influencers), aquela pessoa tem que influenciar na vivencia do usuário comum. Outro ponto é estudar se o influenciador atende ao seu público, a sua missão, aos valores da empresa.

Em relação ao perfil do influenciador pretendido, após avaliação citada acima, entra a analise do perfil criado e em manuseio, o responsável deve analisar o meio e o estilo em que a pessoa vive e adota, quais produtos ele divulga, se é da concorrência (analise se uma possível exclusividade não é necessária). Depois vem a observação dos números (engajamento e alcance) o alcance não é fundamental, mas se faz importe, pois se sua empresa é sediada em Brejo da Madre de Deus, você não quer alcançar clientes de Orlando-USA.

Com relação aos seguidores, uma polemica sempre é levantada, será que os seguidores de fulano são reais? o elevado número de seguidores chama a atenção, e alguns não aguentam esperar para ter o grande número, mas como saber se os seguidores são reais? Existem três ferramentas pesquisadas e testadas pela redação do JVL BLOG que deduram se os seguidores não reais, são elas: IG Audit, Social Blade e MarketingHub, elas atuam como uma ferramenta de análise de bot do Instagram, uma conta genuína,, ou seja, com seguidores reais deve ter a pontuação 80 ou mais, a conta que tiver menos que isso é considerada suspeita. Por fim, medidas necessitam serem tomadas, com cautela antes de ser contratado algum influencier para o seu negócio.

DO JVL BLOG

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