13/12/2019

Pernambuco ganha nova universidade federal.

Posse de Airon Aparecido Silva de Melo, reitor da UfapeFoto: Gabriel Jabur/MEC

O Ministério da Educação (MEC) criou nessa quinta-feira (12) cinco novas universidades federais. Em Pernambuco, será implantada a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), que irá substituir o campus Agreste da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As outras quatro são a Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal de Catalão (UFCat).

A criação se deu com a posse dos reitores das instituições. O reitor da Ufape será o professor Airon Aparecido Silva de Melo. Até assumir a reitoria, cumpria seu segundo mandato como diretor-geral e acadêmico da UFRPE. Na mesma oportunidade, o ministro Abraham Weintraub também deu posse ao novo reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A implantação da Ufape está orçada em R$ 121 milhões. Serão criados ainda até 600 cargos de professor na nova universidade federal, além de cargos administrativos. O campus da Universidade Federal Rural em Garanhuns oferece atualmente os cursos de veterinária, agronomia, ciência da computação, zootecnia, engenharia de alimentos e licenciatura em letras e em pedagogia.

Para o ministro, a criação dessas universidades em um ano é sinal de que o Brasil está saindo da crise. “O objetivo é que [as novas universidades] se transformem em centros de excelência modernos”.

DO JVL BLOG / AGENCIA BRASIL

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: